CONTAR RESUMIDAMENTE AS PERIPÉCIAS DAS MINHAS PARTICIPAÇÕES,VIAGENS E PASSEIOS, DO MEU FILHO, SOBRINHO E AMIGOS NAS MARATONAS DE BTT,PROVAS DE DHU QUE SE REALIZAM EM ALGUMAS CIDADES, VILAS E FREGUESIAS DO NORTE DE PORTUGAL. BRIEFLY THE COUNT OF MY CONTRIBUTIONS ADVENTURES, MY SON, NEPHEW AND FRIENDS IN MTB MARATHONS, EVIDENCE OF DHU REALIZE THAT IN SOME CITIES, TOWNS AND COUNTIES NORTH OF PORTUGAL
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
RECORDAÇÕES - MEDALHAS
Não tem nada a ver com o BTT, mas faz parte do meu passado distante desportivo.
Na década de 60/70 sendo eu um miudito, pratiquei um desporto "MINIBASQUETEBOL" num clube famoso da Cidade do Porto "O ACADÉMICO FUTEBOL CLUBE".
Para aqueles que são bem mais novos do que eu, basta dizer que foi o primeiro clube a ter um campo de futebol inteiramente relvado. Para a época um verdadeiro ESTÁDIO.
Tinha Pista de Ciclismo, Pista de Atletismo, Campo de Futebol Relvado. Aliás era um clube tão famoso que num filme que muitas vezes dá na televisão "O LEÃO DA ESTRELA", aparece no jogo de futebol entre o Porto e o Sporting o ESTÁDIO do Académico. Também teve alguns grandes Ciclistas entre eles o RIBEIRO DA SILVA, vencedor de 2 Voltas a Portugal, uma em 1955 e outra em 1957 (ano em que nasci). Este Ciclista tragicamente desaparecido num acidente de motorizada em 1958, teve um percurso fulminante no ciclismo. (basta ir ao GOOGLE e escrever o nome RIBEIRO DA SILVA-CICLISTA). Mais tarde e devido à profissionalização da Futebol, o clube acabou com a secção desportiva do futebol e ciclismo e dedicou-se inteiramente às secções desportivas, ditas na altura de AMADORAS, o Basquetebol, o Andebol, o Hoquei em Patins. Meu irmão mais velho Mario foi um praticante de Hoquei em Patins, representando o Académico, na altura do LIVRAMENTO, jogador do Benfica. Muitas vezes vi com meu falecido Pai, jogos ente o Académico e o Benfica no Pavilhão do Lima (Hoje Pavilhao do Académico na rua de Costa Cabral), onde um dos participantes do JOGO era meu Irmão Mario. Mais tarde como foi mobilizado para a guerra do Ultramar, jogou nos FERROVIÁRIOS DE LUANDA. Foi o primeiro clube no Porto e talvez um dos primeiros a nivel Nacional a ter um Pavilhão, imagine-se com piso de taco (madeira envernizada). Hoje devido à profissionalização do desporto, o Clube passa por problemas, mas ainda existe, mais dedicado à formação de novos desportistas, no Basquetebol, Andebol, Hoquei Patins.Como meu falecido Pai era um Academista dos "sete costados" eu também fui atleta do Clube, durante muitos anos, no Minibasquetebol, e depois como Iniciado e Juvenil, tendo feito uma incursão durante um ano num clube da Senhora da Hora chamado "Educação Fisica do Norte", hoje esse clube já não existe, e na época seguinte como Junior regressei ao Académico onde não terminei a época pois meus Pais moravam longe do Clube e também começaram a pesar as "ditas" Hormonas... e também as companhias. Já casado e com meu filho Ricardo, tendo ele 6 ou 7 anos, voltei a frequentar o Clube onde inscrevi meu filho, também no MINIBASQUETE, mas ao fim de um ano ele não continuou, pois não gostava. Hoje ele pratica BTT, mas com o espirito não competitivo, mas sim ludico, sendo ele e sobrinho Pedro que me arrastam para as Maratonas, que muito gozo me dão e que adoro fazer. Como recordação aqui fica foto com as medalhas que eu ganhei como praticante de Basquetebol.
sábado, 15 de novembro de 2008
DORSAIS DAS MARATONAS EM QUE PARTICIPAMOS
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
GALERIA DE IMAGENS DA MARATONA TERRA DO EGAS/2008
MARATONA TERRA DO EGAS/2008
No Domingo 09NOV08, os membros da ALCATEIA DA MATRIZ (equipa onde participo) composta por Carlos Amaro (SOLRAC40), Estrada de Sousa, Pedro Oliveira (KOKAS BTT), Ricardo Soares e eu, Jose Soares (COBRABTT), participamos na 2ª Martona Terra do Egas, junto a Baltar. Por volta das 08H30m, já estavamos no secretariado da prova a fim de levantar os respectivos dorsais. Depois de fazermos as ultimas verificações às nossas montadas (Bicicletas), lá rumamos nós para a zona de meta, onde tentamos aquecer os musculos. Às 09H30 a Organizaçao da prova deu uma partida, falsa, pois o pelotão composto por cerca de 350 BTTistas, teria de fazer um percurso de cerca de 2 KM onde estaria a verdadeira partida instalada. Organizado o pelotão, a organização deu o sinal de partida e logo se puseram a pedalar os BTTistas para uma subida inicial longa mas não muito acentuada. Como depois de uma subida existe uma descida, logo o pessoal começou a descer, por trilhos técnicos, onde a atenção dos BTTistas tinha de ser muita. Logo a seguir nova subida, esta bem mais longa que a primeira, mas também mais dificel, para logo a seguir termos uns poucos kilometros a rolar, ista para descansar os musculos, para depois começarmos outra vez a descer noutros trilhos estes mistos, single tracks, alguns estradões, e algumas descidas que requeriam alguma atenção pois além dos regos da agua da chuva, existiam também pedras soltas e muita terra solta também. Depois desta descida, nova subida esta bem mais pequena, onde desembocamos em terreno plano de cultivo. Depois deste terreno lá começamos nós outra vez a descer em direcção a Paço de Sousa, tendo a prova terminado junto à Escola Secundaria da Vila. Já o ano passado eu e meu filho Ricardo tinhamos participado, tinha gostado, mas este ano acho que foi bem melhor. De salientar que meu filho Ricardo e sobrinho Pedro, efectuaram a prova dos 60KM e concluiram-na, apesar dos precalços (Pneu rasgado, furo, mudanças a não entrar como deve ser). Foram os verdadeiros herois da equipa, já que no percurso que fizeram, todos os BTTistas afirmaram que era mesmo muito durinha. Para um puto de 15 anos(Sobrinho) e um de 21 (filho) que só treinam ao fim de semana, foi muito bom. Também nesta prova a ALCATEIA DA MATRIZ estreou o novo equipamento, com o patrocinio do Exercito. Quanto ao equipamento, só posso afirmar que "dá nas vistas" pois é diferente de todos os outros equipamentos das restantes equipas do mundo do BTT, é mais sóbrio, só tem uma inscrição, meia duzia de letras, mas destaca-se pois tem o camufulado o que lhe dá um toque diferente. O pessoal da ALCATEIA DA MATRIZ gostu da prova e para o ano lá estaremos.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
EQUIPAMENTO DA ALCATEIA DA MATRIZ
Bem pessoal, já posso afirmar que na próxima 4ª feira a ALCATEIA DA MATRIZ, irá ter o novo equipamento para a equipa que participará nas provas de BTT.
No próximo dia 9 de Novembro a equipa estará a participar na Maratona BTT de Paço de Sousa - Paredes com os seus elementos. O Ricardo Soares e Pedro Oliveira irão participar na Maratona dos 60 Km o resto da equipa irá para a dos 30 Km. Para que todos nos fiquem a reconhecer aqui fica o Equipamento que iremos utilizar durante os próximos tempos.
Os elementos da equipa são:
Jorge Fonseca,
Carlos Amaro (solrac40),
Estrada de Sousa,
Francisco Borges,
Pedro Martins,
Jose Soares (cobrabtt),
Ricardo Soares,
Pedro Oliveira (kokasbtt).
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
sábado, 11 de outubro de 2008
MARATONA BTT POVOA VARZIM
No dia 11OUT08, eu, meu filho Ricardo, sobrinho Pedro, e os companheiros de sempre nas lides Bttistas, Estrada de Sousa, Carlos Amaro, Jorge Fonseca e Borges, lá participamos na 2ª maratona BTT da Cidade da Póvoa. Às 09H30m em ponto foi dada a partida e depois de se percorrer algumas da ruas da Cidade da Póvoa, lá arrancamos nós para a verdadeira Maratona. Entramos nos trilhos da maratona pela antiga linha de Caminho de Ferro e subimos o Monte S. Felix. Subida dura, e apesar de ainda só termos feito muitos poucos kilometros, já muitos dos BTTistas, faziam a subida a pé. Depois foi um descer em single tracks, e estradões, alguns técnicos, para depois de um misto de paralelo, com rachão, que passava por casas rurais, lá entramos nós outra vez na zona de pinhal para fazermos a segunda subida, esta pelo meio do monte, onde ainda mais BTTistas a faziam, empurrando as suas montadas. Depois continuavamos a descer em estrada, esta alcatroada, estando nos cruzamentos, pessoal da organização para regular o trânsito para que não houvesse acidentes com os BTTistas. Aos sensilvamente 20Kms havia um posto de abastecimento, com muita água, laranjas, barras energéticas, uns bidões com uma bebida açucarada e minerais. Continuamos num misto de rolar em plano, até encontrarmos o 2º posto de controlo, que era conjunto com um 2º posto de abastecimento. Neste posto de abastecimento além do que tinha o anterior, tambem tinha alguém a fatiar um magnifico presunto, e umas garrafitas de Champanhe. Continuava a maratona num rolar em plano sem grandes difuculdades a caminho da Cidade da Póvoa, onde se entrava na cidade em direcção à meta, na estrada alcatroada até junto da Praça de Touros. Bem para mim foi das piores maratonas que algum dia fiz, ainda não consegui entender o que aconteceu, pois já com poucos kilometros de prova, ia com um cansaço que só visto. Parecia que já tinha feito a prova e que andava na segunda volta. Eu na minha mente queria andar mas as minhas pernas, os meus braços, tudo me doia, eu só desejava que a meta fosse já ali. Esta maratona foi o estrear dos meus novos pedais de encaixe, assim como os meus novos sapatos, meu filho Ricardo tambem estreou igualmente pedais de encaixe e sapatos. Quando os adquirimos, por brincadeira, o dono da loja disse que normalmente estes materias vêm acompanhados por no minimo 3 quedas. Eu por mim já as completei, meu filho Ricardo também caiu. Também todos nós estavamos para estrear os novos equipamentos, mas por difuculdades burocráticas não nos foi possivel levá-los. Para quem os quiser ver basta ir ao "forumbtt" e ir a "promoçao de eventos" "Maratona Povoa de Varzim" e procurar o NICNAME SOLRAC40. Também foi a maratona onde pela primeira vez tive furos, não um, mas dois no espeço de muitos poucos kilometros, no primeiro foi tirar a câmara de ar e substitui-la, tendo por acaso guardado a camara que tirei, pois logo a seguir furei, acho que rebentei a camara de ar, e se não tivesse a que inicialmente tirei, não tinha concluido a prova. Claro que tive de remendar a câmara de ar com um curito. Foi uma boa maratona, bem Organizada, com bons abastecimentos, com muito boa segurança para os atletas e uma refeição que estava muito boa. Reconheço que o preço desta maratona não é baixo, até dos mais elevados, que se praticam em Portugal, mas com a qualidade que nos presentearam acho que valeu a pena. Para o ano se puder lá estarei para a 3ª maratona da Povoa do Varzim. Para que conste eu fui o ultimo da futura equipa chamada ALCATEIADAMATRIZ.
On 11OUT08, I, my son Richard, nephew Peter, and constant companions in labors Bttistas, Estrada de Sousa, Carlos Amaro, Jorge Fonseca and Borges, there participated in the 2nd MTB Marathon City Povoa. 09H30m the point was given for the departure and after walking a few streets of the city of Povoa, there plucked us back to true marathon. Entered the marathon tracks by old line of Railway and climbed Mount St. Felix. Climb hard, and although we still have only done very few kilometers, as many of BTTistas, made the ascent on foot. Then he went down on one single tracks and dirt roads, some technical, so after a mixed parallel with rachão, passing by houses, there we enter again into the pine forest to do the second ascent, by means of this lot, which made her even more BTTistas, pushing their mounts. Then we continued down the road, the tarmac, standing at intersections, personal organization to regulate traffic so that there were no accidents with BTTistas. 20 Kms to sensilvamente there was a gas station with plenty of water, oranges, energy bars, some drums with a sugary drink and minerals. We continue to roll in a mixed plan, until we find the 2nd control station, which was set with a 2nd gas station. In addition to the petrol station that had earlier, also had someone to slice a magnificent ham, and a garrafitas Champagne. Continued to roll in a marathon plan without major difuculdades the way to the City of Povoa, where he entered the city towards the goal, the tarred road until near the Bullring. Well for me it was the worst marathon ever did, I still could not understand what happened, because already a few kilometers of testing, with a weariness that was only seen. Looked like it had already done the test and who was in the second round. In my mind I wanted to walk but my legs, my arms, I ached all, I just wished that the goal was already there. This marathon was the debut of my new pedals fit as well as my new shoes, my son Ricardo also also debuted pedals and shoes fit. When acquired, as a joke, the shop owner said that typically these materials are accompanied by a minimum of 3 falls. I have with me the completed, my son Ricardo also fell. Also we all we were to debut the new equipment, but by bureaucratic difuculdades was not possible to get them. For those who want to see just go to "forumbtt" and go to "event promotion" "Marathon Povoa de Varzim" and look for NICNAME SOLRAC40. It was also the first marathon where I had holes, not one, but two much space in a very few kilometers, was the first to take the tube and replace it, having saved by chance I took the camera, because soon after stuck I think they blew the air chamber, and if it had not initially took, had not completed the proof. Of course I had to patch the inner tube with a curito. It was a good marathon, well organized, with good supplies, with very good security for the athletes and a meal that was very good. I recognize that the price of this marathon is not low, even the highest, which is practiced in Portugal, but with the quality that presented us think it was worth it. For the year if I can I'll be there for the 3rd Povoa do Varzim marathon. For the record I was the last team of the future called ALCATEIADAMATRIZ.
On 11OUT08, I, my son Richard, nephew Peter, and constant companions in labors Bttistas, Estrada de Sousa, Carlos Amaro, Jorge Fonseca and Borges, there participated in the 2nd MTB Marathon City Povoa. 09H30m the point was given for the departure and after walking a few streets of the city of Povoa, there plucked us back to true marathon. Entered the marathon tracks by old line of Railway and climbed Mount St. Felix. Climb hard, and although we still have only done very few kilometers, as many of BTTistas, made the ascent on foot. Then he went down on one single tracks and dirt roads, some technical, so after a mixed parallel with rachão, passing by houses, there we enter again into the pine forest to do the second ascent, by means of this lot, which made her even more BTTistas, pushing their mounts. Then we continued down the road, the tarmac, standing at intersections, personal organization to regulate traffic so that there were no accidents with BTTistas. 20 Kms to sensilvamente there was a gas station with plenty of water, oranges, energy bars, some drums with a sugary drink and minerals. We continue to roll in a mixed plan, until we find the 2nd control station, which was set with a 2nd gas station. In addition to the petrol station that had earlier, also had someone to slice a magnificent ham, and a garrafitas Champagne. Continued to roll in a marathon plan without major difuculdades the way to the City of Povoa, where he entered the city towards the goal, the tarred road until near the Bullring. Well for me it was the worst marathon ever did, I still could not understand what happened, because already a few kilometers of testing, with a weariness that was only seen. Looked like it had already done the test and who was in the second round. In my mind I wanted to walk but my legs, my arms, I ached all, I just wished that the goal was already there. This marathon was the debut of my new pedals fit as well as my new shoes, my son Ricardo also also debuted pedals and shoes fit. When acquired, as a joke, the shop owner said that typically these materials are accompanied by a minimum of 3 falls. I have with me the completed, my son Ricardo also fell. Also we all we were to debut the new equipment, but by bureaucratic difuculdades was not possible to get them. For those who want to see just go to "forumbtt" and go to "event promotion" "Marathon Povoa de Varzim" and look for NICNAME SOLRAC40. It was also the first marathon where I had holes, not one, but two much space in a very few kilometers, was the first to take the tube and replace it, having saved by chance I took the camera, because soon after stuck I think they blew the air chamber, and if it had not initially took, had not completed the proof. Of course I had to patch the inner tube with a curito. It was a good marathon, well organized, with good supplies, with very good security for the athletes and a meal that was very good. I recognize that the price of this marathon is not low, even the highest, which is practiced in Portugal, but with the quality that presented us think it was worth it. For the year if I can I'll be there for the 3rd Povoa do Varzim marathon. For the record I was the last team of the future called ALCATEIADAMATRIZ.
Subscrever:
Mensagens (Atom)