CONTAR RESUMIDAMENTE AS PERIPÉCIAS DAS MINHAS PARTICIPAÇÕES,VIAGENS E PASSEIOS, DO MEU FILHO, SOBRINHO E AMIGOS NAS MARATONAS DE BTT,PROVAS DE DHU QUE SE REALIZAM EM ALGUMAS CIDADES, VILAS E FREGUESIAS DO NORTE DE PORTUGAL. BRIEFLY THE COUNT OF MY CONTRIBUTIONS ADVENTURES, MY SON, NEPHEW AND FRIENDS IN MTB MARATHONS, EVIDENCE OF DHU REALIZE THAT IN SOME CITIES, TOWNS AND COUNTIES NORTH OF PORTUGAL
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
RECORDAÇÕES - MEDALHAS
Não tem nada a ver com o BTT, mas faz parte do meu passado distante desportivo.
Na década de 60/70 sendo eu um miudito, pratiquei um desporto "MINIBASQUETEBOL" num clube famoso da Cidade do Porto "O ACADÉMICO FUTEBOL CLUBE".
Para aqueles que são bem mais novos do que eu, basta dizer que foi o primeiro clube a ter um campo de futebol inteiramente relvado. Para a época um verdadeiro ESTÁDIO.
Tinha Pista de Ciclismo, Pista de Atletismo, Campo de Futebol Relvado. Aliás era um clube tão famoso que num filme que muitas vezes dá na televisão "O LEÃO DA ESTRELA", aparece no jogo de futebol entre o Porto e o Sporting o ESTÁDIO do Académico. Também teve alguns grandes Ciclistas entre eles o RIBEIRO DA SILVA, vencedor de 2 Voltas a Portugal, uma em 1955 e outra em 1957 (ano em que nasci). Este Ciclista tragicamente desaparecido num acidente de motorizada em 1958, teve um percurso fulminante no ciclismo. (basta ir ao GOOGLE e escrever o nome RIBEIRO DA SILVA-CICLISTA). Mais tarde e devido à profissionalização da Futebol, o clube acabou com a secção desportiva do futebol e ciclismo e dedicou-se inteiramente às secções desportivas, ditas na altura de AMADORAS, o Basquetebol, o Andebol, o Hoquei em Patins. Meu irmão mais velho Mario foi um praticante de Hoquei em Patins, representando o Académico, na altura do LIVRAMENTO, jogador do Benfica. Muitas vezes vi com meu falecido Pai, jogos ente o Académico e o Benfica no Pavilhão do Lima (Hoje Pavilhao do Académico na rua de Costa Cabral), onde um dos participantes do JOGO era meu Irmão Mario. Mais tarde como foi mobilizado para a guerra do Ultramar, jogou nos FERROVIÁRIOS DE LUANDA. Foi o primeiro clube no Porto e talvez um dos primeiros a nivel Nacional a ter um Pavilhão, imagine-se com piso de taco (madeira envernizada). Hoje devido à profissionalização do desporto, o Clube passa por problemas, mas ainda existe, mais dedicado à formação de novos desportistas, no Basquetebol, Andebol, Hoquei Patins.Como meu falecido Pai era um Academista dos "sete costados" eu também fui atleta do Clube, durante muitos anos, no Minibasquetebol, e depois como Iniciado e Juvenil, tendo feito uma incursão durante um ano num clube da Senhora da Hora chamado "Educação Fisica do Norte", hoje esse clube já não existe, e na época seguinte como Junior regressei ao Académico onde não terminei a época pois meus Pais moravam longe do Clube e também começaram a pesar as "ditas" Hormonas... e também as companhias. Já casado e com meu filho Ricardo, tendo ele 6 ou 7 anos, voltei a frequentar o Clube onde inscrevi meu filho, também no MINIBASQUETE, mas ao fim de um ano ele não continuou, pois não gostava. Hoje ele pratica BTT, mas com o espirito não competitivo, mas sim ludico, sendo ele e sobrinho Pedro que me arrastam para as Maratonas, que muito gozo me dão e que adoro fazer. Como recordação aqui fica foto com as medalhas que eu ganhei como praticante de Basquetebol.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Irmão José Manuel está espectacular, belas medalhas estas que representam uma fase muito bonita da nossa vida onde nossos país TUDO nos davam e a malta vivia divertida e sem preocupações, que saudades(nós portugueses somos assim..) que saudades da nossa infância e das férias que juntos passámos, irei colocar uma fotos desses tempos apesar de não ter muitas comigo , pois foi a Luisa que com a maior parte ficou, se houver algo que faças questão de reaver desde que esteja em meu poder eu devolvo-te.
Gostei da foto das tuas medalhas e do texto (atenção á palavra LIVRAMENTO) deves corrigir pois teclastes mal.
Um forte abraço e boas pedaladas
olá
Tenho ido a Mira regularmente,já fiz com Paula, comboio de São-Bento para Aveiro e depois de bike até Mira foi espectacular., Acampámos no parque de orbitur e voltámos dois dias depois de bike para Aveiro e depois de novo de comboio para o Porto. O que posso dizer é que pouco mudou a pesca mantem-se mas agora são tractores que puxam as redes á mais casa e a lagoa está impedida de banhos.Não está como no noso tempo mas é sempre um lugar agradavel para se visitar, quando poderes volta lá apanha o comboio em São-Bento e sai em Aveiro depois fazes de bike até praia de Mira(tem pista bike) e voltas vais ver que não te arrependes o passeio vale a pena e dá para fazer num dia só.
Enviar um comentário