terça-feira, 29 de maio de 2012

1ª PROVA DA TAÇA DE PORTUGAL DE DHU - PENACOVA 27/05/2012

Começou a Taça de Portugal de DHU, este ano só com 4 provas (Penacova, Mértola, Belas e Coimbra), é o calendário que está definido. Pronto é onde se pode realizar, é onde os Autarcas, as Camaras, Freguesias, resolveram apostar na promoção das suas terras.
Penacova, vila situada junto do Rio Mondego, muito próximo de Coimbra, com uma zona que sem sombra de dúvidas é a Capital Nacional do DH, tanto no DHI, como o do DHU, basta para isso reter estes nomes, Gois, Penela, Porto-Mós, Penacova, Lousã, etc, por isso ser a "capital do DH".
Este ano calhou, ou foi o único a quer organizar a Taça de Portugal de DHU, a empresa VIVEX, com o Staf do pessoal de Coimbra já com larga experiência no DH. E provou-se que pessoal com experiência, só pode Organizar provas de excelência.
Valeu a pena deslocar-me a Penacova para ver meu filho Ricardo Soares participar na primeira prova da Taça, valeu porque a vila é bonita, o passeio em familia é sempre saudavel e também para ver o colorido dos equipamentos, das bikes dos Pilotos, tanto da classe de Promoção como das restantes classes federadas (Femininos, veteranos, cadetes, sub23 e elites). A animação entre os pilotos, as familias e restante público a puxar pelos seus pilotos é sempre espetacular, o ambiente em si, em resumo uma verdadeira irmandade.
O trajeto escolhido até nem era muito exigente a nivel fisico, pois desenrolava-se sempre a descer, com escadarias, ruelas de piso em rachão, ruelas em alcatrão, terminando a prova junto do centro de saúde de Penacova, que de salientar estava aberto para o que desse e viesse. Felizmente nada de mais se passou, isto de acidentes graves, houve sim pequenas quedas, sendo que a mais grave, originou que um dos Pilotos fosse saturado com cerca de 6 pontos num braço, isto devido a uma queda, num dos locais mais exigente (escadaria) mas nada perigoso, esta queda aconteceu como uma queda normal no desempenho de quem pratica o DH e foi em treino. De salientar que o Piloto em causa, fez as duas mangas da competição, apesar de ter sido saturado no braço, o que demonstra o grande amor que estes Pilotos têm pela modalidade.
Depois de uma manhã em treinos, o Ricardo lá fez a 1ª manga, não lhe tendo corrido muito bem, pois resolveu efetuar a manga com pneus de taco (pneu para piso de terra), pois andou toda a manhã a treinar com esse tipo de pneu. Também se notou que a falta de treino originou a falta de motivação, descernimento e o quer, sentir-se há vontade no efetuar o percurso. Também se nota que a bike (BIG HIT), já está ultrapassada e que o investimento que se iria fazer (não se fez, pois a TROIKA assim obrigou), era o correto, pois a maquina dele já tem 2 anos já havendo máquinas muito mais modernas, mais leves, com outras afinações possiveis, que a dele não possui. Na segunda manga melhorou cerca de 3 segundos o tempo da primeira, pois bastou mudar o pneu da roda traseira para Semi-Slic, para logo se notar melhor rendimento na descida.
Aqui ficam algumas fotos do Ricardo: