CONTAR RESUMIDAMENTE AS PERIPÉCIAS DAS MINHAS PARTICIPAÇÕES,VIAGENS E PASSEIOS, DO MEU FILHO, SOBRINHO E AMIGOS NAS MARATONAS DE BTT,PROVAS DE DHU QUE SE REALIZAM EM ALGUMAS CIDADES, VILAS E FREGUESIAS DO NORTE DE PORTUGAL. BRIEFLY THE COUNT OF MY CONTRIBUTIONS ADVENTURES, MY SON, NEPHEW AND FRIENDS IN MTB MARATHONS, EVIDENCE OF DHU REALIZE THAT IN SOME CITIES, TOWNS AND COUNTIES NORTH OF PORTUGAL
domingo, 16 de dezembro de 2007
MARATONA ROTA DOS BESOUROS EM SEPINS CANTANHEDE
Como nao podia deixar de ser no dia 13JAN08, eu, meu filho, meu sobrinho e três camaradas de trabalho, Estrada de Sousa e Pedro Martins e o Taborda, iremos começar o ano participando na meia maratona da ROTA DOS BESOUROS - SEPINS em Cantanhede.
Alguns estão inscritos como se de uma equipa se trata-se já que na lista de inscritos vamos aparecer como PMAF BOYS em alusão ao local onde trabalhamos.
Espero que seja uma boa prova, tanto na organização com até a nivel de paisagem.
Vou numa de tirar fotos ao pessoal que participa, aos tais da liga dos ultimos, já que eu corro nesse escalão.
Depois de "espero" ter terminado a prova, vou provar o magnifico LEITÃO de que tanto falam.
Até lá, vou dando umas pedaladas, na Invicta, ao sabado ou ao domingo com o meu amigo Estrada de Sousa, Pedro Martins, meu filho e sobrinho.
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
ALGUMAS FOTOS DA MARATONA DA POVOA
domingo, 18 de novembro de 2007
MARATONA BTT TERRA DO EGAS
Hoje dia 18NOV07 por volta das 09Horas, numa manha muito, muito fria, lá participei, conjuntamente com meu filho, já que o Estrada de Sousa e o Borges não puderam comparecer, na Maratona da Terra do Egas.
Deve dizer que estava um bocado apreensivo, pois naquela zona o terreno não favorece o pessoal já com certa idade, pois é um bocado montanhoso.
Esta maratona começou com um breffing dado por um elemento da Organização, tendo depois os atletas (Bttistas) percorrido, devidamente agrupados e em ritmo de aquecimento, uns poucos kilometros para a verdadeira partida.
Como minhas previsões lá começamos nós de imediato a subir, mão muito ingreme, nem muito dificel, mas a subir. Foi assim cerca de 15/16Km que deu para que o pelotão se alongá-se pelos trilhos.
Depois da subida um planalto onde os trilhos se misturavam com algum empredado (paralelo) num sobe e desce constante, não muito violento mas acima de tudo desgastante.
Quando começamos a descer para Paços de Sousa, existia um trilho exigente, com rochas graniticas de grande envergadura que os Bttistas teriam de descer, claro que uns à mão, mas os mais corajosos em cima da Bike, como o caso do meu filho Ricardo.
Só posso dizer que era preciso mesmo coragem para descer aquilo. Continuamos descendo, passando por alguns aglomerados de casas, existindo num desses aglomerados uma descida vertiginosa, terminando essa mesmo descida num trilho exigente, mais parecia de Down Hill que os Bttistas teriam de descer, claro uns em cima das Bikes mas outros a pé.
Acho que meu filho também desceu aquele trilho em cima da Bike.
Nessa parte do percurso, encontrava-se muitos populares a incentivar e a ver os atletas (Bttistas) a fazer aquela parte do percurso.
Depois dessa zona quando pensava que era sempre a descer, reparo que para terminar a prova teria de subir um valente Monte, que muito custou ao pessoal, tendo depois de termos chegado ao topo ser sempre a descer até Paços de Sousa, estando a meta instalada na Escola Secundária.
Depois de um banho, lá fomos nós para o refeitório onde nos foi srvido um entrecosto grelhado e salcicha fresca grelada, com arroz, e para beber a respectiva cerveja, ou sumo.
Em balanço final foi uma agradavel maratona, pelo que aconcelho todos os Bttistas a irem a Paços de Sousa no próximo ano.
Só para compararem:
Organização - 5 Estrelas
Sinaletica - 5 Estrelas
Postos de Abastecimento - 4 Estrelas
Em Resumo muito boa maratona gostei.
Tenho algumas fotos do pessoal que normalmente "joga na liga dos ultimos" vou tentar postar no forum btt e aqui as fotos, só peço um pouco de paciencia ao pessoal.
domingo, 11 de novembro de 2007
RECONHECIMENTO DE UM FUTURO PASSEIO EM VIANA DO CASTELO
No sabado dia 10Nov07 eu,meu filho e Jorge Fonseca, fomos fazer um reconhecimento para um futuro passeio a realizar em Viana do Castelo, mais concretamente a partir da Carreia de Tiro que lá existe.
Assim por volta das 15 horas, depois de retiradas as Bikes do carro lá marchamos nós pela estrada fora até entrar-mos no estradão que nos levaria até ao ponto mais alto (cerca de 10 a 15 Km) sempre a subir, não muito acentuado mais essencialmente cansativa, devido ao estado do trilho.
As fotos ilustram o ponto (Poço) até que chegamos, não tendo o pessoal descido para Vila Praia de Ancora, pois como já estamos na hora de inverno, e como não tinhamos levado luzes...
Foi uma tarde bem passada, tendo depois de termos visto alguns cavalos e algumas paisagens porreiras, regressado á Carreira de Tiro.
Meu filho e Jorge Fonseca, depois de termos refrescado as gargantas num bar junto à Igreja de Santa Luzia, resolveram fazer a descida até Viana do Castelo, um pela estrada (Jorge Fonseca) e o meu filho pelas escadarias existentes.
Foi fixe, quando houver uma folga, ou até um fim de semana prolongado, vamos tentar fazer todo o percurso até Vila Praia de Ancora, convidando para isso todo o pessoal amigo, para disfrutar magnificas paisagens que só encontramos no nosso Portugal.
sábado, 3 de novembro de 2007
MARATONA BTT POVOA VARZIM
Num sabado dia 13Out07, dia radioso, cheio de sol e calor, eu, meu filho, sobrinho, e mais três colegas de trabalho, (Estrada de Sousa, Borges e Jorge Fonseca), participamos na Maratona da Povoa de Varzim. Foram cerca de 1500 Bttistas e às 09h00 em ponto foi dada a partida.
Inicialmente foram cerca de 6 Km em alcatrão e paralelo, (quem tinha pneu de taco, como o meu filho) é que sabe o que custa andar no alcatrão, parece que o pneu se cola, a bike não desenvolve.
Aos 6Km depois de uma subida em paralelo apareceu o célebre "funil" onde todos os Bttistas tiveram que se organizar pois só entrava no trilho um ou dois atletas de cada vez, (houve quem estivesse no "funil" cerca de 20 minutos para poder entrar no trilho).
Depois e se entrar no trilho que era um pouco técnico, pois tinha uma descida acentuada com algumas curvas apertadas, lá entramos nós outra vez em paralelo, ligação para outro trilho, esse logo com uma subida inicial, bem difícel, mas que ou a pé, ou em cima da bike lá se fez, depois uma descida acentuada, com um salto espectacular (ver foto de passeio no percurso da Maratona da Povoa Varzim) e depois era sempre a rolar até ao primeiro posto de abastecimento ao fim de 25 Km.
Eu por não ter levado água no camelback quando cheguei a este posto já ia de rastos, completamente desidratado, (pudera tinha bebido meio litro de Isostar com sabor a laranja, doce) e como não tinha água, ja se imagina.
Nesse posto de abastecimento , era uma confusão total, pois havia de comer, mas água não havia, já tinha acabado, eu por sorte ainda arranjei uma garrafita, mas não chegou.
Continuamos, pois nesse posto estavam o Estrada de Sousa e Jorge Fonseca e os três metemo-nos ao caminho, mas as forças (minhas) não eram muitas e mandei-os seguir no ritmo deles que eu iria no meu.
Foi um martírio até ao fim, em todos os postos de abastecimento bebia água que parecia um camelo, comer nada, já só tinha água no estomago.
Ao fim de 4h 31m 143 e tendo ficado em 489 da meia maratona conclui a prova.
Meu filho ficou em 434 com 4h 14m 36s.
Meu sobrinho ficou em 433 com 4h 14 27s-
Os meus colegas Jorge Fonseca e Estrada de Sousa chegaram bem antes do meu filho e sobrinho, o que é muito bom, pois foi a primeira maratona que participaram, foram espectaculares.
O outro meu colega Borges, depois de ter andado muito para trás, há entrada da Povoa de Varzim, estava na minha roda e concluiu antes de mim, tendo ficado em 488, também foi muito bom, pois também foi a sua primeira maratona.
Não almoçamos pois o pessoal estava todo amontoado à porta da Praça de Touros da Povoa para comer e como estavamos perto de casa, (cerca de 25 Km) optamos por vir comer a casa.
Foi bom participar na Maratona da Povoa, mas este ano já fiz melhor, tanto em paisagens como até na organização.
Esta ficará em referência como a maior em numero de Bttistas que se realizou no norte, só a de Portalegre é que levou mais atletas, que esta.
Para o ano também lá estarei e aconcelho a todos a também participarem.
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
MARATONA BTT VALE DO VOUGA
No dia 30Set07, realizou-se a Maratona do Vale do Vouga, estava espectante sobre esta maratona, pois esteve a chover a semana toda anterior e como sabia que se iria realizar numa zona um bocado montanhosa e metida num vale já esperava algo duro (com muita água).
Pelas 08H30 já estava em Agueda, local de partida da maratona, lá fomos ao secretariado da prova, lá levantamos os dorsais, lá pedalamos nós em direcção à meta.
às 09H15m era dada a partida e cerca de 900 Bttistas pedalaram pela cidade de Agueda (tinha uma grande subida em alcatrão) até entramos nos trilhos da maratona.
Nos primeiros 45 minutos de prova, choveu e muito, em certas alturas até parecia um diluvio.
Prova dificel não pelo seu traçado, mas sim devido as condições do percurso, muita lama, muitos buracos cheios de água, (cheguei a andar com a bike mergulhada na água até meio dela).
A cerca de 15 kilometros do fim da maratona num posto de controlo, encontro meu sobrinho que queria desistir pois já não tinha travões (quem usa travões de disco naquele tempo...), eu também já vinha com o mesmo problema.
Pequena reparação nas bikes, (minha e meu sobrinho) lá continuamos os dois não com o sistema de travagem a funcionar a 100%, mas com cautela lá fomos.
No ultimo posto de controlo, abastecimento, já chegamos sem travões outra vez, lá estavam mais Bttistas todos, ou quase todos a queixarem-se de não ter travões. Tentou-se arranjar mas já nao dava. Mesmo assim continuamos, (imagine-se que o pessoal, cerca de 15 Bttistas, desmontavam nas descidas).
A cerca de 10 Km da meta num cruzamento, aparceu alguém que se identificou como membro da Organização e perguntava aos Bttistas se estavama a fazer a meia maratona ou a maratona, afirmando ele que os que estivessem a fazer a meia maratona escusavam de concluir a prova pois já naõ contava o tempo. Mediante isto o pessoal que vinha comigo (cerca de 15 Bttistas) resolvemos desistir, até porque o percurso até ao final em Agueda era a decer com inclinações acentuadas, e resolvemos não arriscar.
Veio uma camioneta da organização buscar o pessoal e levou-nos até Agueda. No final ficamos a saber que o senhor que nos disse que o tempo já não contava era um comissário da Federação de Ciclismo de Aveiro, que intrepertou o regulamento da Maratona ao seu belo prazer, tanto o intrepertou que até a própria Associação de Ciclismo da Aveiro veio pedir desculpas a todos os participantes da maratona, assim como à Organização.
No final eu não conclui a maratona.
Meu sobrinho também não.
Meu filho fez 3H 42m 28s tendo ficado em 419.
Depois de lavadas as Bikes e de termos tomado banho, (nunca vi água mais preta) lá nos dirigimos nós para o Polo Universitário de Águeda (antigo quartel do exército), para comer um lombo de porco assado, que estava muito bom.
Apesar do acontecido com o dito comissário, foi a melhor maratona na questão de organização em que participei, foi espectacular.
Como trilhos, paisagens e percurso, foi espectacular, só foi pena do tempo, mas a Organização não manda no São Pedro...
Digo a todos que devem de ir à maratona do Vale do Vouga.
MARATONA BTT FAFE07
No dia 17JUN07, realizou-se a maratona em FAFE, como não podia deixar de ser lá arrancamos nós para Fafe, num dia cinzento, de salientar que no dia anterior choveu e muito, mas como estavamos inscritos...
Chegados a Fafe passamos pelo secretariado da prova para levantar os dorsais, lá nos equipamos e demos a última afinadela nas bikes e rumamos para a zona de Partida.
Nesta maratona participou um colega de trabalho (Taborda) que também trouxe mais dois amigos.
Já controlados, aguardavamos a partida e como não podia deixar de ser começou a chover.
Às 09H00 o presidente da Camara deu a partida, cerca de 900 Bttistas lançaram-se pelas ruas da Cidade de Fafe, até entramos nos trilhos que nos iria levar até Monte Longo, Lameirinha e regressar a Fafe.
Foram cerca de 20 Km sempre a subir até Monte Longo, passando por algumas aldeias que só conseguimos ver no Minho, depois em Monte Longo e Fafe Lameirinha foi um rolar por estradão, (era onde se realizava o Rally de Portugal), depois foi descer até Fafe num trilho técnico, onde ainda dei uma cambalhota, eu e a bike, por felicidade sem consequências tanto para mim como para a bike.
No final concluia a meia maratona em 5h 33m 27s tendo ficado em 135.
Meu filho concluiu em 5h 24m 11s tendo ficado em 130.
Meu sobrinho concluiu em 4h 58m 05s tendo ficado em 113.
Depois de uma lavagem de bikes e uma banhoca, lá nos apresentamos nós no refeitório de uma Escola Secundária para umas tripas à moda do Porto, que estavam boas.
Quanto à organização espectacular.
Quanto às paisagens do melhor.
Fiquei fã da maratona de FAFE e aconselho todos a participarem nela, vale a pena.
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
PASSEIO EM MELRES
Um Domingo, que por sinal estava chuvoso, eu meu filho, meu sobrinho não foi, pois estava com varicela, e mais dois colegas de trabalho, rumamos para Melres a fim de participar num Passeio promovido pelos Melros Bravos.
Depois de passarmos pelo Secretariado, para levantar-mos os Dorsais, lá arrancamos nós.
Primeiro junto ao Rio Douro, depois lá começamos a subir, sempre a subir e subrir.
O dia estava bom mas era para se estar a dormir, não para se andar de bicicleta, principalmente, no meio dos montes, mas como que corre por gosto não cansa....
É lógico que depois de se subir tem que se descer, aí já não cansa tanto.
As descidas eram técnicas, um bocado perigosas, principalmente a parte final, pois se alguém caía nessa zona podia alejar-se bem, pois as pedras pareciam laminas, eram parecidas com lousas, mas brancas.
No fim do Passeio, e depois de um banho retemperador e de uma lavagem de bicicletas, pois elas estavam carregadas de lama, lá fomos nós a caminho do local onde nos serviram uma excelente feijoada.
Como resumo final só posso afirmar que não foi mau, participar.
Em minha opinião os Melros Bravos, têm terrenos e percursos para organizar uma grande Maratona BTT, que irá ser muito dificel devido ao relevo da zona.
Se por acaso organizarem a Maratona deixo aqui o desafio, vão a Melres e vejam com os vossos olhos se por acaso não é dificel.
Como era passeio"curto" não sei o tempo que fizemos, só posso dizer que por volta das 13h00 já estavamos despachados, (com as pernas por baixo da mesa)
OPINIAO SOBRE LUSO GALAICO 2007
No dia 22ABR07, por volta das 07H00 da manhã, lá romei eu, meu filho e sobrinho para Esposende a fim de participar pela primeira vez numa Maratona BTT. (meia maratona 45Km). Quando chegamos a Esposende e nos dirigimos ao secretariado, ja iamos com um pequeno nervoso miudinho, pois como ja se entende era a primeira vez que andavamos naquelas andanças. Logo nos apercebemos que Esposende naquele dia estava diferente, já estava tudo aberto, muito movimento, mas acima de tudo muitos BTTistas. Às 09H00 em ponto lá deram a partida e cerca de mil e tal Bttistas partiram para, quanto a mim uma das melhores maratonas, tanto a nível de paisagem, como até a nível de organização. Como não podia deixar de ser até à subida do Monte Faro foi tudo a rolar num misto de Terra Batida e algum alcatrão. Quando se chegou ao Monte Faro aí é que foram elas, subida dificel, descida técnica, com alguns obstáculos devido à chuva (regos) mas fazia-se. Depois mais plano sempre a rolar a caminho da Foz do Neiva, com a imprecindivel passagem pelo MALAFAIA. Depois da foz do Neiva, a caminho de Esposende, plano, junto ao mar, mas complicado pois havia alguns "bunkers" de areia que muito me dificulou. Ao fim de 5H 32m 18s (classificado em 405) lá conclui eu a minha primeira meia maratona. Meu sobrinho com 15 anos ficou em 225 com o tempo de 4H 7m 21s Meu filho com 19 anos ficou em 385 com 5h 15m 39s Posso afirmar que gostei, meu filho também e meu sobrinho nem se fala, tornei-me fã das maratonas, vou por gostar e por me sentir bem, nao interessa em que lugar fico o que interessa é participar, conhecer novas pessoas, novas terras e praticar desporto, mas acima de tudo como meu filho e sobrinho vão, quando andam nestas andanças, andam em contacto com a natureza e não ganham outros vicios. Como rescaldo final, posso afirmar que gostei e para o ano, lá estarei eu novamente em Esposende para participar no LUSO GALAICO 2008.
On 22ABR07, around 07H00 in the morning, there Romei I, my son and nephew to Braga to participate for the first time on a mountain bike marathon. (45Km half marathon). When we arrived in Braga and headed the secretariat, since we were going with a niggling little nervous, because it is understood as already was the first time I walked in those wanderings. Soon we realize that Braga that day was different, everything was already open, a lot of movement, but above all many BTTistas. At 09:00 on the dot there and gave the game a thousand and such Bttistas left for, for me one of the best marathons, both in terms of landscape, as to the level of organization. How could it be to climb Mount Faro everything was rolling a mixture of Dirt and some tar. When it came to Monte Faro's where they were, dificel climb, technical downhill with some obstacles due to rain (gullies) but made up. After rolling over plan always on the way to Foz do Neiva, with imprecindivel passage through MALAFAIA. After the mouth of Neiva, the way to Braga, plan, by the sea, but tricky because there were some "bunkers" of sand that much dificulou me. After 5H 32m 18s (ranked 405) concludes there I my first half marathon. My nephew aged 15 stood at 225 with a time of 7m 21s 4H My son aged 19 was in 5h 15m 39s with 385 I can say that I liked, my son and my nephew also not to mention, I became a fan of marathons, I for liking and feeling good, I'm not interested in that place is what interests involved, meet new people, new lands, and play sports, but above all as my son and nephew go, when they walk in these wanderings, walk in contact with nature and do not make other vices. As a final aftermath, I can say that I liked and for the year, I'll be there again in Braga to participate in PORTUGUESE Galicio 2008
On 22ABR07, around 07H00 in the morning, there Romei I, my son and nephew to Braga to participate for the first time on a mountain bike marathon. (45Km half marathon). When we arrived in Braga and headed the secretariat, since we were going with a niggling little nervous, because it is understood as already was the first time I walked in those wanderings. Soon we realize that Braga that day was different, everything was already open, a lot of movement, but above all many BTTistas. At 09:00 on the dot there and gave the game a thousand and such Bttistas left for, for me one of the best marathons, both in terms of landscape, as to the level of organization. How could it be to climb Mount Faro everything was rolling a mixture of Dirt and some tar. When it came to Monte Faro's where they were, dificel climb, technical downhill with some obstacles due to rain (gullies) but made up. After rolling over plan always on the way to Foz do Neiva, with imprecindivel passage through MALAFAIA. After the mouth of Neiva, the way to Braga, plan, by the sea, but tricky because there were some "bunkers" of sand that much dificulou me. After 5H 32m 18s (ranked 405) concludes there I my first half marathon. My nephew aged 15 stood at 225 with a time of 7m 21s 4H My son aged 19 was in 5h 15m 39s with 385 I can say that I liked, my son and my nephew also not to mention, I became a fan of marathons, I for liking and feeling good, I'm not interested in that place is what interests involved, meet new people, new lands, and play sports, but above all as my son and nephew go, when they walk in these wanderings, walk in contact with nature and do not make other vices. As a final aftermath, I can say that I liked and for the year, I'll be there again in Braga to participate in PORTUGUESE Galicio 2008
MARATONA BTT TERRA DO EGAS
Bem pessoal BTTista, no dia 18NOV07, eu meu filho e mais dois companheiros de trabalho, ambos novatos nestas andanças lá vamos nós a Maratona em Paços de Sousa (Terras do Egas).
De lembrar que eu e meu filho só temos mais experiencia que os outos dois companheiros em virtude de este ano, que foi quando começamos, termos feito as maratonas a seguir mencionadas:
- Luso Galaico - Esposende
- Fafe
- Vale do Vouga
- Povoa do Varzim
Tambem participamos num passeio em Melres.
Conforme a minha disponibilidade vou deixando aqui as minhas opiniões sobre as maratonas em que participei para que este Desporto de caris Popular floresça e cada vez mais mais malta pratique Desporto e conheça melhor nosso Portugal, assim como a preservação da Natureza que é tambem um dos grandes EX Libris dos BTTistas.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)