No dia 30Set07, realizou-se a Maratona do Vale do Vouga, estava espectante sobre esta maratona, pois esteve a chover a semana toda anterior e como sabia que se iria realizar numa zona um bocado montanhosa e metida num vale já esperava algo duro (com muita água).
Pelas 08H30 já estava em Agueda, local de partida da maratona, lá fomos ao secretariado da prova, lá levantamos os dorsais, lá pedalamos nós em direcção à meta.
às 09H15m era dada a partida e cerca de 900 Bttistas pedalaram pela cidade de Agueda (tinha uma grande subida em alcatrão) até entramos nos trilhos da maratona.
Nos primeiros 45 minutos de prova, choveu e muito, em certas alturas até parecia um diluvio.
Prova dificel não pelo seu traçado, mas sim devido as condições do percurso, muita lama, muitos buracos cheios de água, (cheguei a andar com a bike mergulhada na água até meio dela).
A cerca de 15 kilometros do fim da maratona num posto de controlo, encontro meu sobrinho que queria desistir pois já não tinha travões (quem usa travões de disco naquele tempo...), eu também já vinha com o mesmo problema.
Pequena reparação nas bikes, (minha e meu sobrinho) lá continuamos os dois não com o sistema de travagem a funcionar a 100%, mas com cautela lá fomos.
No ultimo posto de controlo, abastecimento, já chegamos sem travões outra vez, lá estavam mais Bttistas todos, ou quase todos a queixarem-se de não ter travões. Tentou-se arranjar mas já nao dava. Mesmo assim continuamos, (imagine-se que o pessoal, cerca de 15 Bttistas, desmontavam nas descidas).
A cerca de 10 Km da meta num cruzamento, aparceu alguém que se identificou como membro da Organização e perguntava aos Bttistas se estavama a fazer a meia maratona ou a maratona, afirmando ele que os que estivessem a fazer a meia maratona escusavam de concluir a prova pois já naõ contava o tempo. Mediante isto o pessoal que vinha comigo (cerca de 15 Bttistas) resolvemos desistir, até porque o percurso até ao final em Agueda era a decer com inclinações acentuadas, e resolvemos não arriscar.
Veio uma camioneta da organização buscar o pessoal e levou-nos até Agueda. No final ficamos a saber que o senhor que nos disse que o tempo já não contava era um comissário da Federação de Ciclismo de Aveiro, que intrepertou o regulamento da Maratona ao seu belo prazer, tanto o intrepertou que até a própria Associação de Ciclismo da Aveiro veio pedir desculpas a todos os participantes da maratona, assim como à Organização.
No final eu não conclui a maratona.
Meu sobrinho também não.
Meu filho fez 3H 42m 28s tendo ficado em 419.
Depois de lavadas as Bikes e de termos tomado banho, (nunca vi água mais preta) lá nos dirigimos nós para o Polo Universitário de Águeda (antigo quartel do exército), para comer um lombo de porco assado, que estava muito bom.
Apesar do acontecido com o dito comissário, foi a melhor maratona na questão de organização em que participei, foi espectacular.
Como trilhos, paisagens e percurso, foi espectacular, só foi pena do tempo, mas a Organização não manda no São Pedro...
Digo a todos que devem de ir à maratona do Vale do Vouga.
Sem comentários:
Enviar um comentário