sexta-feira, 26 de julho de 2019

VIAGEM A SANTIAGO DE COMPOSTELA JULHO2019

E no dia 05 de Julho de 2019 começou a Aventura.
Eram 6 da manha e já estava a pé. Dadas as últimas verificações à máquina (bicicleta Rock Machine Adrenaline 3500 de suspensão total), lá rumei eu para o encontro com o Jorge Picão que me aguardava junto da bomba de gasolina da Av. Xanana Gusmão em Matosinhos. Depois os 2 seguimos até ao Padrão onde nos aguardavam o Marques, o Rui e o Nelson. Continuamos o caminho até às Guardeiras onde já lá estava o amigo Ruela, que iria fazer pela primeira vez com o grupo o Caminho. Continuamos e já só faltavam 2 amigos, o Osório e o Vítor, que nos aguardavam na zona Industrial das Guardeiras.
Depois de todos reunidos, lá avançamos a Caminho de Santiago de Compostela, eram 7 horas da manhã.
1ª ETAPA DO DIA – PORTO A RATES – 35 Quilómetros.
É uma etapa sem grandes desníveis, a parte mais difícil, se assim alguns o entenderem é a subida logo a seguir à Ponte Zameiro (Rio Ave), que não é grande. Depois é rolante até Rates. O grupo concretizou o planeado, tendo chegado por volta das 08H45M, ao “Macedos Bar” local onde foram carimbadas as credenciais.
2ª ETAPA DO DIA – RATES A BARCELOS – 17 Quilómetros.
Às 09 Horas já estávamos a caminho de Barcelos, que foram percorridos em cerca de 1 hora e 30 minutos, pois não apresenta dificuldades de maior, é rolante como alguns dizem e como o grupo estava bem preparado… Depois de carimbadas as credenciais, tomados uns cafés com umas Natas (por sinal muitos boas) e algumas fotos junto aos “Celebres Galos”, seguimos.
3ª ETAPA DO DIA – BARCELOS – PONTE DE LIMA – 35 Quilómetros.
Eram cerca das 10H50M, quando começamos. Também na primeira parte da Etapa é rolante, faz-se bem. Depois aparece a zona de Tamel, bem Tamel é Tamel como se costuma dizer. Começa uma das dificuldades do dia, a subida até ao Albergue. Apesar de subir o grupo continuava coeso e com boa disposição. Depois de Tamel outra vez plano, a caminho da Ponte Romana “Ponte do Carro”, que atravessa o Rio Neiva. É nesse local (Praia fluvial) que todos os anos o grupo ameaça tomar banho nas águas límpidas do Rio, mas também este ano não aconteceu. Como diz alguém “Fica para o ano”. Seguimos viagem e começa mais uma dificuldade, nova subidinha, mais curta que a de Tamel. Chegados ao topo, começa uma vertiginosa descida a caminho da estrada nacional que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima. Depois de cerca de 150 metros a circular na estrada, entrada novamente no caminho sempre a rolar (pois é plano) até chegar a Ponte de Lima, eram cerca das 13H15M. Rumou o grupo ao Restaurante Alameda, (local onde todos os anos almoça) para degustar um Arroz de Sarrabulho e um Verde Tinto.
4ª ETAPA DO DIA – PONTE DE LIMA – CASA DA CAPELA (S. BENTO – RUBIAES)
Eram cerca das 14H45M, e começou o grupo a etapa mais difícil do dia. A Labruja. Como alguém diz Labruja é Labruja e o Caminho sem Labruja, não é caminho. É nesta etapa que se vê quem está bem, ou mal. É plano até ao viveiro das trutas, é um sobe e desce até à Aldeia da Labruja (local onde no “Tasco” a malta parou (para abastecer os bidons de água) e também beber uma “caneca de Verde Tinto”. Depois, bem, depois é sempre para cima. Passados uns quilómetros aparece aquilo que todos os que fazem o caminho mais falam “A Cruz dos Franceses”. Continua a subir e passados umas centenas de metros aparece um “tubo preto” que debita água. Claro que de todas as vezes que o grupo tem ido a Santiago, “toma banho” no tubo e abastece os bidons. Depois é que são elas. Começa a subir, mas ninguém consegue subir em cima da Bike, tem de ser a “carregar” a quem nos “carregou” até ali. São cerca de 400 metros de subida ingreme, que são feitos com dificuldade, pois quem vai em autonomia total, leva peso suplementar, ou os alforges ou mochilas. Chegados ao topo, encontramos a “Casa do Guarda”, com o seu tanque de água fresca. Seguimos viagem e começa a descida, nos primeiros metros algo perigosa, mas depois é sempre a dar até Rubiães. Em Rubiães, antes de começar “novamente” a subidinha final até à Casa da Capela (cerca de 4 quilómetros de Rubiães), carimbamos as credenciais no restaurante do Peregrino, tendo o grupo marcado o Jantar. Os últimos 4 quilómetros até à “Casa da capela” local onde iria o grupo pernoitar, são sempre mais difíceis, pois já temos cerca de 118 quilómetros nas pernas, e como já somos todos Trintões, Quarentões, Cinquentões e Sexagenários, custa um pouco mais, mas como dizia alguém “temos de fazer”. Chegados à “Casa da Capela”, por volta das 19H15M, o grupo aproveitou para desfrutar da piscina para depois ir jantar e descansar, pois o dia seguinte iria ser também de muita pedalada.
Ao todo o grupo neste primeiro dia pedalou 122 quilómetros o que não é mau para uns “cotas”.
E no dia 6 de Julho a Aventura continuou.
Eram 07 da manhã e já o grupo estava nos preparativos das etapas do dia.
1ª ETAPA DO DIA – CASA DA CAPELA – VALENÇA – PORRINHO – 21.5 Quilómetros.
Às 08H00, arrancou o grupo da “Casa da Capela”, para uma Etapa que também é rolante e cerca de 700 metros depois, começa a descida para Valença, algo técnica, mas como o grupo já a conhece bem… Na descida para Valença um dos membros do grupo tem uma avaria “ligeira”, o parafuso da pedaleira estava “solto”. Depois de reparada a “avaria” seguiu o grupo em terreno plano até Valença (Última cidade Portuguesa). Carimbamos as credencias, tomamos um café e ala que se faz tarde, pois do lado de lá (Tui – Espanha já é mais uma hora que em Portugal) Chegados à Catedral de Tui, as fotos da praxe, carimbar as credenciais e continuar viagem. Depois é o entrar na Via Romana e seguir até Porrinho, desta vez pelo novo “caminho” que até é bem bonito. Chegados a Porrinho, fomos carimbar as credenciais e beber algo, pois o tempo esta convidativo a tal. Eram cerca das. 11H15M (hora Espanhola).
2ª ETAPA DO DIA – PORRINHO – REDONDELA – 16 Quilómetros.
Etapa mista, rolante até Mós, mas depois… Bem depois do albergue de Mós é que são elas. Subir, subir e mais subir. Chegados a um parque de merendas no topo da subida, o grupo parou, abasteceu de água e começa a descida para Redondela. Mas que descida, ingreme, algo perigosa, e que deve ser feita com cautela, pois como é em alcatrão, a malta tem tendência a “abusar um pouco”. Depois a cerca de 2 quilómetros de Redondela fica plano. Chegados a Redondela por volta das 13H (Espanholas), o grupo foi em direção à Hamburgueria onde o ano passado almoçou. Carimbadas as credenciais e almoçados… Saiu o grupo da Redondela às 14h30M, depois de bem comidos e bebidos.
3ª ETAPA DO DIA – REDONDELA – PONTEVEDRA - 18 Quilómetros.
Também uma etapa mítica, pois o grupo ria passar a Labrujinha (nome dado pelos Bttistas, pois como também se tem de andar com a Bike à mão). É a serra que separa Redondela de Pontevedra e também é difícil, começando logo pela “valente” subida que tem logo a seguir à “Ponte Sampaio”. Num café logo à saída da ponte o mesmo ostenta um cartaz que afirma que nos próximos 12 quilómetros não existe nada para comer e beber, ou seja só haverá possibilidade de comer já em Pontevedra. Chegou o grupo por volta das 17H15M. Claro carimbadas as credenciais, logo o grupo arrancou.
4ª ETAPA DO DIA – PONTEVEDRA – CALDAS DE REIS – 23 Quilómetros
Esta etapa também é rolante, mas também desgastante, pois o caminho começa a serpentear pelas muitas aldeias, originando um atravessar da estrada Nacional que liga Vigo a Santiago. Mas como não podia deixar de ser, com um ritmo certinho onde se podia ver que já estávamos muito próximo do destino final do dia, o grupo pedalava, pedalava e sempre com boa disposição. Chegou o grupo ás 19H05M e depois de carimbadas as credenciais, rumou a Padron ultima etapa do dia.
5ª ETAPA DO DIA – CALDAS DE REIS – PADRON – 18.5 Quilómetros
Desengane-se quem pensa que esta etapa é fácil. Não é, pois apesar de não ter grandes subidas, torna-se desgastante, pois como o grupo já vai com muitos quilómetros nas pernas… É uma etapa muito bonita, pois temos de atravessar uma floresta que alguém do grupo apelidou de “Floresta Encantada”, pois é deveras bonita. Recuando no tempo há uns anos atrás eu e meu irmão Henrique Soares, minha cunha Paula, José Xavier e a sobrinha da minha cunha a atravessamos, mas nesse dia chovia a potes nessa floresta. Depois da dita floresta, chegou o grupo a Pontessures, local onde a Nestlé tem uma fábrica, já só faltavam cerca de 4 quilometros para Padron, local onde o grupo iria descansar e pernoitar, no hotel Scalla. Chegou o grupo por volta das 20H15M ao hotel e ainda deu para o Osório e o Vitor irem dar um mergulho à piscina do Hotel, enquanto que o resto da malta foi para os quartos tomar um banho retemperador para depois jantar.
Ao todo o grupo pedalou neste segundo dia 97 quilómetros
E no dia 07 de Julho o grupo continuou para acabar a demanda
ÚLTIMA ETAPA – PADRON – SANTIAGO DE COMPOSTELA – 22 Quilómetros
Ficou combinado no dia anterior que o grupo iria sair para a última etapa às 09 horas. Esta última etapa são só 22 quilómetros que foram feitos em ritmo muito calmo, na conversa uns com os outros a contar as peripécias dos últimos dias. Também é uma etapa rolante tendo só algumas pequenas dificuldades, mas que se fazem bem. Normalmente é a etapa onde se encontram mais peregrinos no caminho. A ideia (e foi oncretizada) era chegar a Santiago de Compostela por volta das 11 horas, para depois ir à Loja do Peregrino tirar os Diplomas, em como cumprimos o Caminho de Santiago de bicicleta. Objetivo cumprido, e todos ficaram contentes por terem concluído a viagem, algo que acontece a todos os que conseguem chegar, tanto de Bike, como a Pé, quando chegam à praça Obradouro e olham a magnifica catedral, que este ano já estava de cara lavada. Claro que tirou o grupo a foto da praxe com a Catedral como fundo. Depois de o grupo ter estado na Loja do Peregrino e como já eram cerca das 13 horas e a fome apertava, o Marques perguntou a um elemento da segurança da loja onde se podia comer, depois de recebidas as instruções, lá rumamos nós ao restaurante indicado, onde comemos bem e não tendo sido caro. Às 16 horas saímos de Santiago de Compostela a caminho da Senhora da Hora, num carro que nos trouxe a todo o grupo e bicicletas. Chegamos por volta das 19 horas. Tinha acabado a aventura do Caminho de Santiago de 2019. A todos os intervenientes nesta Aventura, alguns já com 3 vezes o caminho feito, outros já 2, o obrigado, pela disponibilidade, pela companhia, pela entreajuda e pela diversão que todos gostamos de fazer (andar de bicicleta) e que acima de tudo para o ano estejam disponíveis para uma “Nova Aventura” nos Caminhos de Santiago.
Só falta dizer que nestes dois dias e uma manhã o grupo fez cerca de 244 quilómetros, o que não está mau, para um grupo de onde a média de idades é de 50 anos. Claro que uns têm sessenta, outros quase sessenta e outros quase cinquenta.
E para o ano vai haver mais, já que o grupo anda a projetar a Ida a Santiago de Compostela, mas seguir para Muxia ou Finisterra, mas a fazer em 3 ou 4 dias.

And on July 5, 2019 the Adventure began.
It was 6 am and it was already on foot. Given the latest checks on the machine (full suspension Rock Machine Adrenaline 3500 bike), I headed there to meet Jorge Picão who was waiting for me at the gas station at Av. Xanana Gusmão in Matosinhos. Then the 2 followed to the Standard where Marques, Rui and Nelson were waiting for us. We continued on our way to Guardeiras where friend Ruela was already there, who was going to do the Way for the first time with the group. We continued and only 2 friends were missing, Osorio and Vitor, who were waiting for us in the Industrial area of Guardeiras.
After all gathered, we went there on the Camino de Santiago de Compostela, it was 7 am.

DAY 1 STAGE - PORTO A RATES - 35 Kilometers.
It is a stage without large gaps, the hardest part, if some understand it is the ascent just after the Zameiro Bridge (Rio Ave), which is not large. Then it's rolling to Rates. The group made the plan, having arrived around 09H45M, at the "Macedos Bar" where the credentials were stamped.

DAY 2 STAGE - RATES TO BARCELOS - 17 Kilometers.
At 09 o'clock we were already on our way to Barcelos, which were traveled in about 1 hour and 30 minutes, as it presents no major difficulties, is moving as some say and how well prepared the group… After stamped the credentials, taken a few coffee with some cream (very good by the way) and some pictures with the “Celebres Roosters”, we follow.

DAY 3 - BARCELOS - LIMA BRIDGE - 35 Kilometers.
It was about 10H50M when we started. Also in the first part of the Step is rolling, it does well. Then comes the Tamel zone, well Tamel is Tamel as they say. One of the difficulties of the day begins, the climb to the hostel. Despite climbing the group remained cohesive and in a good mood. After Tamel again flat, on the way to the Roman Bridge "Car Bridge", which crosses the Neiva River. It is in this place (River Beach) that every year the group threatens to bathe in the clear waters of Rio, but this year also did not happen. As someone says, "Stay for the year." We continue the journey and begins another difficulty, new climb, shorter than Tamel. At the top, a dizzying descent begins on the way to the national road that connects Viana do Castelo to Ponte de Lima. After about 150 meters of traffic on the road, entering the road always rolling (since it is flat) until reaching Ponte de Lima, it was about 13H15M. The group went to the Alameda Restaurant (where they have lunch every year) to taste a Sarrabulho Rice and a Red Green.

4th STAGE OF THE DAY - LIMA BRIDGE - CASA DA CAPELA (S. BENTO - RUBIAES)
It was about 2:45 pm, and the group began the hardest step of the day. The Labruja As someone says Labruja is Labruja and the Way without Labruja is not the way. It is at this stage that one sees who is doing well or who is doing well. It's flat up to the trout pond, it's up and down to Labruja Village (where in 'Tasco' the pack stopped (to fill the water jugs) and also drink a 'mug of Red Green'.) then afterwards it is always upwards. After a few kilometers it appears what all who make the way say “The Cross of the French.” It continues to rise and after a few hundred meters appears a “black tube” that gives off water. every time the group has gone to Santiago, they "bathe" in the tube and fill the drums. Then it's them. It starts to climb, but no one can climb on top of the bike, it has to be the "carry" to whom "carried" us there. There are about 400 meters of steep climb, which are made with difficulty, because who goes in full autonomy, carries extra weight, or the saddlebags or backpacks. At the top, we find the "House of the Guard" , with your fresh water tank. We continue travel and start to desc way, in the first meters something dangerous, but then it is always giving up to Rubiães. In Rubiães, before starting the “final” climb to Casa da Capela (about 4 kilometers from Rubiães), we stamped the credentials at the Peregrino's restaurant, with the group marking the Dinner. The last 4 kilometers to the “Chapel House” where the group would stay overnight are always more difficult, as we already have about 118 kilometers on our legs, and since we are all Thirty, Forty, Fifty and Sixty, it costs a little more. , but as someone said "we have to do". Arriving at “Casa da Capela”, around 19H15M, the group took the opportunity to enjoy the pool and then go to dinner and rest, because the next day would also be a lot of cycling.

In all the group on this first day pedaled 122 kilometers which is not bad for a "quota".

And on July 6th the Adventure continued.
It was 7 am and the group was already preparing for the stages of the day.

1st STAGE OF THE DAY - HOUSE OF THE CHAPEL - VALENCIA - PORRINHO - 21.5 Kilometers.
At 08H00, the “Casa da Capela” group started, for a stage that is also moving and about 700 meters later, the descent begins to Valença, something technical, but as the group already knows it well… On the descent to Valença a of the group members have a “slight” malfunction, the crankset screw was “loose”. After repairing the "breakdown" followed the group on flat ground to Valença (Last Portuguese city). We stamp the credentials, we have a coffee and wing that is late, because from there (Tui - Spain is one more time than in Portugal) Arrived at the Cathedral of Tui, the usual photos, stamp the credentials and continue travel. Then is to enter the Via Romana and follow to Porrinho, this time by the new "path" that is quite beautiful. Arriving in Porrinho, we went to stamp the credentials and drink something, because the weather is inviting to such. They were about. 11:15 AM (Spanish time).

2nd STAGE OF THE DAY - PORRINHO - ROUNDELAIN - 16 Kilometers.
Mixed stage, rolling to Mos, but after ... Well after the hostel is that Mos. Rise, rise and more rise. Arrived at a picnic park at the top of the climb, the group stopped, supplied water and began the descent to Roundelain. But that descent, steep, something dangerous, and must be done with caution, because as it is on tar, the crowd has a tendency to "abuse a little". Then about 2 kilometers from Roundelain is flat. Arriving in Roundelain around 13H (Spanish), the group went to Hamburgueria where last year had lunch. Stamped credentials and lunches… The Redondela group left at 2:30 pm, after being well eaten and drunk.

DAY 3 - ROUNDELAIN - PONTEVEDRA - 18 Kilometers.
Also a mythical stage, because the group laughed to pass to Labrujinha (name given by the Bttistas, as it also has to ride with the Bike in hand). It is the mountain that separates Redondela from Pontevedra and is also difficult, starting right from the “brave” ascent that follows the “Ponte Sampaio”. In a cafe just off the bridge it bears a sign that states that in the next 12 kilometers there is nothing to eat and drink, meaning there will only be the possibility of eating already in Pontevedra. The group arrived at about 5:15 pm. Of course stamped the credentials, soon the group started.

4th STAGE OF THE DAY - PONTEVEDRA - CALDAS DE REIS - 23 Kilometers.
This stage is also moving, but also exhausting, as the path begins to meander through the many villages, resulting in a crossing of the National Road that connects Vigo to Santiago. But of course, with a clear pace where we could see that we were already very close to the final destination of the day, the group pedaled, pedaled and always in a good mood. The group arrived at 7:05 pm and after stamping the credentials, rumor to Padron last stage of the day.

DAY 5 - DAY CALDAS - PADRON - 18.5 Kilometers
Deceive anyone who thinks this step is easy. It is not, because despite not having great climbs, it becomes exhausting, because as the group already goes with many kilometers in the legs ... It is a very beautiful stage, because we have to cross a forest that someone in the group dubbed "Enchanted Forest" because it is very pretty. Going back in time a few years ago my brother Henrique Soares and I, my wedge Paula, Jose Xavier and my niece's niece crossed it, but today it was raining pots in this forest. After the forest, the group arrived in Pontessures, where Nestlé has a factory, it was only about 4 kilometers to Padron, where the group would rest and stay at the Scalla hotel. The group arrived at about 8:15 pm at the hotel and even gave Osorio and Vitor a swim in the Hotel's pool, while the rest of the crowd went to their rooms for a refreshing shower and then dinner.

In all the group cycled on this second day 97 kilometers

And on July 7th the group continued to end demand

LAST STAGE - PADRON - SANTIAGO DE COMPOSTELA - 22 Kilometers
It was agreed the day before that the group would leave for the last leg at 9 am. This last stage is only 22 kilometers that were made at a very calm pace, talking to each other telling the adventures of the last days. It is also a rolling step having only a few minor difficulties, but they do well. This is usually the stage where most pilgrims meet on the way. The idea (and was credited) was to arrive in Santiago de Compostela around 11 am, then go to the Pilgrim's Lodge to take the Diplomas, as we follow the Camino de Santiago by bicycle. Goal accomplished, and everyone was happy to have completed the trip, something that happens to all who can reach, both by bike and on foot, when they arrive at Obradouro square and look at the magnificent cathedral, which this year was already washed away . Of course the group took the usual picture with the Cathedral as background. After the group had been to the Pilgrim Lodge and as it was about 1 pm and hunger was straining, Marques asked an element of the shop's security where to eat, after receiving instructions, we headed to the indicated restaurant. where we ate well and not having been expensive. At 4 pm we left Santiago de Compostela on the way to Senhora da Hora, in a car that brought us to the whole group and bicycles. We arrived around 7 pm. The adventure of the Camino de Santiago of 2019 was over. To all those involved in this Adventure, some already 3 times the way done, others already 2, thank you, for the availability, the company, the help and fun that we all enjoy. (cycling) and above all for the year are available for a “New Adventure” in the Caminhos de Santiago.
Suffice it to say that in these two days and one morning the group made about 244 kilometers, which is not bad for a group where the average age is 50 years. Of course some are sixty, some nearly sixty, some nearly fifty.
And for the year there will be more, as the group is projecting the way to Santiago de Compostela, but go to Muxia or Finisterre, but to do in 3 or 4 days.


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