quarta-feira, 5 de maio de 2010

BTT - MEDROES - 2H30M DE RESISTENCIA

Como não podia deixar de ser em 18 de Abril de 2010 o Ricardo e o Pedro tinham que fazer as 2H30M de resistencia de MEDROES - SANTA MARTA DE PENAGUIÃO, aldeia onde nasceu a falecida Avó e que por sinal era realizada por amigos e familiares todos mais ao menos da idade deles. Foi um teste de fogo, pois a Organização não tinha nem tem experiencia destes eventos, mas que apesar de tudo até nem correu mal. Como sempre os Patrocionios até podiam ser mais, pois não faltam "forças vivas" do Concelho que com um pouco de boa vontade e "acreditar" que este tipo de eventos só pode trazer beneficios para a Região bem podiam apoiar estes eventos pois sempre trazem muitas pessoas para a Região. De salientar que para a primeira vez que se realiza uma prova numa Aldeia que muita pouca animação tem (alem de um rancho folcolórico, e umas missas ao Domingo) nada mais apresenta, até fiquei espantado por haver malta jovem que quisesse andar na realização destes eventos. Mas falando da prova em si, pode-se afirmar: Numero muito pequeno de inscritos, cerca de 17. (quase todos da zona e a grande maioria conhecidos) Trilhos escolhidos, muito bons e alguns bem duros e até com magnificas paisagens. Apoios: Quase nenhuns (só a Junta de Freguesia, e a boa vontade dos donos dos terrenos de vinha que autorizaram a passagem dos BTTistas, mas havendo outros que se recusaram a deixar passar nos seus terrenos, pois pensavam que lhes podiam estragar as vinhas, mas se fosse o PADRE a pedir aí tudo se pode fazer...) também a presença dos BOMBEIROS de FONTES com uma AMBULÂNCIA, e do grupo de ESCUTEIROS da ZONA. Marcações não estavam na sua perfgeição mas depois de umas "dicas" lá se arranjou e tudo ficou a funcionar. Também não faltou o controlo de tempos de de passagem na zona de Meta, assim como o acompanhamento no percurso, isto feito sempre por dois elementos da Organização. Os meus parabens aos 3 primeiros classificados e a todos os que participaram. Na questao do Pedro (4º Classificado da Geral) e do Ricardo ter vomitado 3 vezes e só ter feito 2 voltas até nem foi mau. Aqui ficam as poucas fotos que consegui tirar, isto sempre na zona de meta.

terça-feira, 9 de março de 2010

BTT - TRILHOS DOS MOINHOS - BARCELOS

No sabado dia 27 de Fevereiro de 2010 num verdadeiro dia de Inverno, dia declarado alerta vermelho pela meteorologia Portuguesa, os Bttistas, Ricardo Soares, Pedro Oliveira, Estrada de Sousa, Pereira, meu cunhado Paulo e eu rumamos para Barcelos para participar na prova "Trilhos dos Moinhos" prova esta organizada pelos Amigos da Montanha. De todos os participantes da equipa, ninguem conseguiu concluir a prova, e não conseguimos pelas mais variadas situaçoes. Meu cunhado Paulo e o filho Pedro Oliveira, só fizeram cerca de 3 kilometros, pois o meu cunhado teve de ir ao Hospital por se ter sentido mal (pudera não treina à muito tempo, fuma demasiado e ainda por cima não tinha comido nada) só podia acontecer o que aconteceu, o Pedro acompanhou o Pai ao Hospital e também não concluiu. Eu e meu filho Ricardo, depois de termos saido da partida depois mas muito depois de todos os Bttistas, pois tivemos de ir buscar ao carro a bomba para encher os "amortecedores" das bikes do Estrada de Sousa, e do meu cunhado, lá conseguimos apanhar a cauda do pelotão, mas depois andamos para cima e para baixo à procura do meu cunhado e filho, não sabendo onde eles estavam, claro que quando resolvemos fazer a prova foi um martirio, o percurso só tinha lama devido aos muitos BTTistas que tinham passado pelos trilhos e o material (desviadores, corrente, travões) começaram a ressentir-se e resolvemos abandonar a prova ao fim de 15 kilometros tendo eu e ele regressado a barcelos pela estrada nacional. O Pereira e Estrada de Sousa tambem não concluiram devido ao desgaste do material (travões, corrente, desviadores) e também ao muito frio que se começou a sentir, de salientar que estes dois elementos ainda fizeram pelo menos metade da prova, cerca de 22 kilometros. Mesmo assim a prova é para repetir para o próximo ano e de certeza que se estiver bom tempo, vai ser uma prova memoravel devido aos trilhos que existem e também à magnifica organizaçao dos Amigos da Montanha. Devido ao muito mau tempo não foi possivel tirar fotos ficando aqui as possiveis (uma minha e outra do Pereira) estas tiradas por um companheiro Bttista que fectuou a prova.