terça-feira, 27 de agosto de 2013

DHU MONTE S. FELIX - LAUNDOS


Num sábado de muito calor, dia 10 de Agosto de 2013, o Ricardo foi efectuar o 1ºDHU do Monte S. Félix em Laúndos, monte que se avista da Póvoa do Varzim e da qual se tem umas vistas maravilhosas do seu miradouro e uns moinhos recuperados muito bonitos e bem cuidados uma igreja no cimo do monte com uma escadaria fenomenal e algo inclinada. 
Esta prova foi realizada pela primeira vez e apesar e alguns pequenos problemas, principalmente ao nível de obstáculos construídos na pista, tudo estava bom. O secretariado era eficiente, o padock estava implantado em sítio aprazível e o público tinha uma muito boa visibilidade de muito do percurso que os pilotos iriam efectuar.
A pista começava junto da Igreja no cimo do Monte, o logo começavam os degraus, um pouco de estrada e mais degraus, uma curva para a esquerda, por cima de umas paletes, para logo a pista ser de terra até tornar a entrar em paletes para continuar a descer, um obstáculo montado pela organização, onde a recepção era nos degraus, um patamar, mais uma obstáculo, para nova recepção em degraus para continuar a descer sempre em degraus e patamares, até entrar em estrada, para depois virar há direita passando junto do café para terminar no jardim.
Os pilotos treinaram desde as 18 horas até cerca das 20 horas pois a prova ia ser nocturna e logo se começou a verificar que as “jantes” e as suspensões das bicicletas iam sofrer um grande desgaste e alguns empenos, assim como furos, pois os impactos nas arestas dos degraus eram muitos e algo violentos.
Estiveram presentes cerca de 70 pilotos, malta já conhecida e que normalmente aparece nestes DHU que se vão realizando pelo Norte de Portugal.
Por volta das 21 horas começou a aparecer muito público, para assistir, entre eles muitos emigrantes que neste mês estão na zona a passar férias tendo sido das provas onde vi mais assistência e mais entusiasmo e apoio aos Pilotos.
Às 21 horas e 30 minutos efectuou-se uma primeira descida, para habituação às condições de pista, com um comentador a identificar os pilotos e dizendo um pequeno curriculum de cada um, o que até se tornou engraçado e interessante, pois assim o público ficava a conhecer um pouco mais dos Pilotos que estavam presentes.
Às 22 horas começou mesmo a competição e logo se começou a aperceber que havia alguns pilotos muito próximos do melhor tempo (1m 03s e alguns centésimos), o que abria muitas perspectivas para a segunda manga, o que acabou por acontecer.
Quanto ao Ricardo com uma primeira manga algo mal efectuada, com uma segunda manga abrilhantada com uma queda na zona de monte, o que lhe rendeu uns arranhões, e como tal uma classificação muito abaixo das que este ano já tirou, mas neste desporto é assim, umas vezes corre mais ao menos e outras vezes corre mal.
Algumas fotos desta prova.

On a very hot Saturday , 10 August 2013, Ricardo 1st DHU Mount S. was carried Felix in Laúndos mount that can be seen from Póvoa do Varzim and which has marvelous views from your viewpoint and some mills recovered beautiful and well maintained a church on the hill with a phenomenal staircase and sloping something .
This test was performed for the first time and despite some minor problems , especially in terms of obstacles built on the track , everything was good. The secretariat was efficient, the paddock was deployed in pleasant place and the audience had a very good view of much of the route that pilots would perform .
The track began with the church atop Mt , the logo began the steps, a little road and more steps , a turn to the left, over a pallet , soon to be the track of land until he enter on pallets to continue down an obstacle ridden by the organization , where the reception was on the steps , a porch , another obstacle for new reception stepped to continue to always descend in steps and landings , to go on the road , then turn right there passing along the coffee to finish the garden .
Pilots trained from 18 pm until about 20 hours since the race was going to be night and soon began to see that the " wheels " and suspension bikes would suffer great wear and some warping , as well as holes , as the impacts the edges of the stairs were many and something violent .
There were about 70 riders , guys already known and that usually appears in these DHU who will performing at Northern Portugal .
Around 21 o'clock began to appear very public to attend , including many immigrants who this month are on holiday in the area having been where I saw evidence of more assistance and more enthusiasm and support for pilots .
At 21 hours and 30 minutes made ​​a first descent, habituation to the conditions of the track, with one commentator to identify the drivers and telling a little of each curriculum , which even became funny and interesting because the audience was so to know a little more of the pilots who were present .
To 22 hours even started the competition and soon began to realize that there were some riders very close to the best time ( 1m 03s and some cents ) , which opened up many prospects for the second leg , which eventually happened .
As for Ricardo with a first sleeve done something wrong , with a second sleeve enlivened with a fall in the hill zone, which earned him a few scratches , and as such a rank far below that this year has brought , but this sport is so , sometimes runs more or less , and sometimes goes wrong .
Some photos from this event.