terça-feira, 3 de julho de 2012

PROVA DE DHU SANTO TIRSO 01JUL2012

Num domingo (01JUL2012) de temperatura amena, solarengo, bom para a prática do DHU, lá rumou o Ricardo Soares para Santo Tirso para mais uma prova, neste caso a sua segunda participação no 2º DHU de Santo Tirso, evento organizado pelo Aventura.
Durante a semana, muito se tinha falado no fórum do FREERIDEZONE, num célebre salto (drop), que a organização, resolveu montar. Na verdade o salto, não era nada fácil de fazer, algo perigoso, demasiado alto, desde a rampa de lançamento para a rampa de recepção, com um buraco algo largo entre as duas plataformas, com uma queda de água pelo meio e com uma recepção algo inclinada, mas que alguns pilotos o faziam. Apesar de alguns pilotos e até outros elementos (não pilotos) que seguem o fórum, opinarem sobre o salto/drop e alguns Pilotos serem a favor da alteração do mesmo, depois de terem visualizado fotos da construção, acabou por a organização por não atender ao pedido dos que eram a favor da alteração e o salto ficou como a Organização o tinha planeado inicialmente. Quanto ao resto do percurso nada a apontar, vários saltos duplos (com carros velhos a servir de mesa), uma entrada por um camião TIR (espetacular), um duplo a atravessar o lago do Jardim mais um duplo e depois de uma chicane no jardim que devia ter sido evitada e depois lá aparecia a plataforma de lançamento do “celebre” Salto, mas com uma escapatória pelas escadas, para quem não arriscava o salto/drop e sendo chegada ao largo da Igreja. Outra das inovações e positivas do evento, foi um grupo musical a actuar junto da linha de partida, o que alegra sempre os Pilotos e os vai mantendo bem dispostos e em franca camaradagem. Outra é a quantidade de publico que aparece a ver o evento, o que muito agrada aos pilotos, pois aí sentem a presença do mesmo e aplicam-se a fundo na prova e como este ano tinha o “celebre” salto/drop , foi ká que se juntaram largas centenas de pessoas, para poderem assistir aos pilotos, mais arrojados, mais afoitos, a efectuar o salto/drop.
Este ano foram cerca de 80 pilotos que aparecerem (só cerca de 20 é que efectuavam o celebre salto/drop), mas deu para mostrar que a vertente radical das BIKES (isto dentro das localidades) está para continuar, isto apesar da crise.
O Ricardo como a prova é muito plana, optou por levar uma BIKE de Freeride, (uma Rock Machine) com uma suspensão de 160mm e amortecedor de 150mm, o que para aquele tipo de provas dá, pois a BIKE é mais leve, mais ágil. Claro que a Bike, não está, nem ele arriscava a fazer o “salto/drop” final com uma bike com aquela estrutura, pois era quase de certeza para se lesionar, devido a queda e possivelmente originaria também na destruição da bicicleta, mas para o resto do percurso, a bicicleta portou-se bem.
Como em qualquer evento, há coisas boas e coisas más, e este ano a prova não correu lá muito bem, na questão das cronometragens, (da qual a organizaçao não teve culpa, pois um dos pilotos colidiu com o PC e células de tomada de tempos na chegada e tudo se avariou), no cumprimentos de horários de treinos e até das mangas de qualificação e classificação, isto devido às algumas quedas de Pilotos, salto/drop e como quando tal acontece a pisto é encerrada, mas de resto tudo na maior normalidade.
Como análise final o Ricardo, eu e restante familia que foi assistir, gostaram da prova e para o ano se o Aventura resolver fazer mais um DHU Santo Tirso, por lá estaremos presentes.
As fotos do evento.

O percurso
Os obstáculos




Alguns Pilotos